O homem que lutou a guerra por 30 anos
A incrível história do soldado japonês que lutou por 30 anos após o fim da 2ª Guerra
Segundo Tenente Hiroo Onoda (Onoda Hirō; nascido em 19 de março, 1922) é um oficial japonês da inteligência do exército que estava posicionado em Lubang nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial. Estava lá quando a ilha foi recuperada pelos aliados em fevereiro 1945, ao final da guerra. A maioria das tropas japonesas morreu ou foi capturada por forças americanas. Onoda e diversos outros homens, entretanto, esconderam-se na selva densa.
Onoda continuou sua campanha, vivendo inicialmente nas montanhas com os três soldados. Um de seus camaradas rendeu-se às forças Filipinas, e os outros dois foram mortos em batalhas com as forças locais - em 1954 e em 1972 - deixando Onoda sozinho nas montanhas. Por 29 anos, recusou render-se, negando cada tentativa de convencê-lo de que a guerra tinha acabado com a rendição do Imperador. Em 1960, Onoda foi declarado legalmente morto no Japão.
Embora tivesse matado aproximadamente trinta habitantes Filipinos locais e engajado diversos tiroteios com a polícia, as circunstâncias destes eventos foram levadas em consideração da situação, e Onoda recebeu o perdão do presidente filipino Ferdinand Marcos.
No site da Veja, existe uma matéria bem legal: http://veja.abril.com.br/280207/p_080.shtml
|
|
|
Se você gostou desta história, talvez se interesse por esta:
5 Soldados que Fariam Rambo Tremer
Fonte: Forum OS e Wikipedia
0 comentários:
Postar um comentário